VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Palavra do Presidente / Palavra do Presidente

Palavra do Presidente

BENEFÍCIOS NÃO SÃO DIREITOS ADQUIRIDOS
 
A bolsa de estudo integral, o seguro de vida em grupo, o plano de saúde para quem trabalha em curso superior, a cesta básica, os nove dias de gala e luto, bem como outros benefícios que integram a Convenção Coletiva de Trabalho, para os Auxiliares de Administração Escolar, não constituem direitos adquiridos, nem tampouco cláusulas permanentes nas normas coletivas da categoria. A cada ano os dirigentes dos sindicatos patronais tentam retirar um ou outro desses benefícios. E tanto o SAAE - Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de São José do Rio Preto e Região, negociam, um a um, esses e outros benefícios conquistados ao longo dos anos, em exaustiva luta que, a cada ano, se torna mais difícil.
 
Muitos colegas, são induzidos a acreditar que são os Mantenedores que concedem, por liberalidade,esses benefícios, buscando retirar, do Sindicato, o mérito da conquista e da sua manutenção. Em verdade, é o seu representante legal, o SAAE, que,  luta, todos os anos, para manter esses benefícios. Para alguns patrões, quanto mais se retirar da categoria, melhor, pois quanto menos se gasta, mais se ganha, segundo o pensamento dos mesmos.Daí, a importância da filiação dos Auxiliares ao seu Sindicato. Juntos teremos força para lutar e reivindicar, de modo a provar que o trabalho é necessário, mas, não é menos necessário manter a dignidade profissional.Hoje o Brasil é um dos países de custo de vida mais caro. A cada dia que passa, apesar de todos os esforços despendidos, nosso salário perde o poder aquisitivo, levando-nos a uma triste perspectiva se nos retirarem, também, os benefícios conquistados a duras penas, em árduas lutas.
 
É de entristecer saber que, ainda existem colegas que, mal informados ou enganados, reclamam de uma pequena taxa descontada em seus salários, não só para manutenção de todas as  conquistas obtidas, como, também, para lhes prestar, gratuitamente,  toda a assistência na defesa dos seus direitos.

Repetimos que ainda há Auxiliares que, mal informados ou enganados, acreditam que são os patrões que lhes concedem todos esses benefícios aos seus funcionários. Seria de se questionar: caso esses benefícios não integrassem as normas coletivas, a qual tem força de Lei, os mesmos seriam concedidos, por livre e espontânea vontade patronal ? Obviamente, não. Basta, para comprovar essa afirmativa, fazer esse questionamento ao próprio patrão.Veja, conosco, quanto custa para fortalecer seu Sindicato, permitindo que o mesmo reivindique, lute e consiga todos esses benefícios.
 
A manutenção de todos esses benefícios decorre, principalmente, das longas e cansativas negociações, onde nosso empenho e nossa argumentação, têm vencido todas as resistências colocadas em sentido contrário.Este ano já assinamos convenção coletiva de trabalho com o SIEEESP, que representa todos os estabelecimentos de ensino básico, menos os de ensino superior.Mantivemos, para o ano de 2022, todas as nossas conquistas que beneficiam os Auxiliares, conforme se pode verificar em nosso site. Já com o SEMESP (que representa o ensino superior), ainda estamos negociando. Há obstáculos que não foram transpostos, razão pela qual pedimos o apoio de todos, para nos fortalecermos

Valdecir Caetano - Presidente

valdecircaetano.presidente@gmail.com